Esses sintomas não são normais — e merecem atenção especializada.
Aqui, cada sintoma é investigado com profundidade e tecnologia, para que você entenda a causa e receba um plano de tratamento individualizado.
Você sente que está sempre respirando pela boca, vive com o nariz congestionado e já se acostumou a dormir mal?
Esse sintoma pode estar ligado ao desvio de septo, à hipertrofia dos cornetos ou à rinite crônica — condições que têm tratamento e, muitas vezes, solução cirúrgica.
Se você (ou quem dorme com você) sofre com o ronco, sono agitado ou sensação de cansaço ao acordar, isso pode ser sinal de apneia do sono.
Além de afetar o descanso, a apneia traz riscos à saúde e exige uma investigação completa com exame de polissonografia e avaliação otorrinolaringológica.
Crianças que respiram pela boca, roncam, têm sono agitado e vivem com infecções podem estar com adenoide ou amígdalas aumentadas.
A cirurgia infantil, quando bem indicada, pode transformar a qualidade do sono, o rendimento escolar e a saúde como um todo.
Dor na face, catarro espesso, sensação de pressão na cabeça e uso constante de antibióticos podem indicar sinusite crônica.
Com exames precisos e, se necessário, cirurgia endoscópica dos seios da face, é possível controlar (e até resolver) o problema.
A obstrução nasal total, acompanhada de perda de olfato e uso frequente de corticoides, pode ser causada por pólipos nasais.
Nesse caso, é possível tratar com cirurgia por videoendoscopia e, em alguns casos, com medicações modernas como os imunobiológicos.
Esses sintomas típicos da rinite alérgica impactam diretamente no sono, na respiração e na qualidade de vida.
Com um plano personalizado, que pode incluir controle ambiental, lavagem nasal, imunoterapia ou cirurgia, é possível controlar a rinite de forma duradoura.
A consulta é completa, com exame endoscópico realizado no próprio consultório e uma escuta atenta à sua história.
Dra. Renata Mori | Otorrinolaringologista | CRM 105537 RQE 54325
Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Site desenvolvido por ![]()